Se você trabalha no setor industrial e lida com marketing, já percebeu que esse campo está sempre evoluindo, certo?
Uma empresa de racks para servidores que adota certas estratégias de marketing atualmente pode não ter os mesmos resultados no futuro, seja em meses ou até dias.
Em outras palavras, o que hoje é eficaz pode se tornar obsoleto rapidamente!
Por isso, uma indústria que consegue prever boas ideias pode obter vantagens competitivas e se manter relevante no mercado.
Com o surgimento constante de novas estratégias de marketing, as indústrias que aproveitam essas oportunidades têm mais chances de se destacar.
Então, que tal fazer sua indústria gerar resultados e antecipar as tendências?
Se você quer se diferenciar da concorrência com novidades, está no lugar certo. A seguir, vamos apresentar as principais tendências de marketing que você deve acompanhar para se adaptar! Vamos lá?
1. Marketing de Conexão
Uma das principais tendências de marketing atualmente no setor industrial é o marketing de relacionamento.
É evidente que os tempos mudaram, e os clientes se tornaram mais exclusivos e exigentes. Mas como continuar atendendo suas necessidades no futuro?
O marketing de relacionamento surgiu como uma estratégia para manter o engajamento com os clientes.
Por meio dessa abordagem, uma indústria pode “conectar-se digitalmente” com as pessoas, compreendendo melhor seu público, ouvindo suas opiniões e entendendo suas necessidades e desafios, permitindo assim oferecer soluções específicas.
Dessa forma, espera-se que o marketing de relacionamento se torne uma prioridade para empresas de todos os tipos, desde comércios até construtoras e indústrias de catalisadores para tinta.
2. Marketing Móvel
Outra tendência que vem se tornando cada vez mais comum no mundo do marketing digital é o marketing móvel.
Essa estratégia é focada em ações e campanhas de marketing direcionadas a leads e clientes que usam dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks.
Para ilustrar, uma pesquisa da app Annie revelou que o tempo dedicado ao uso de smartphones aumentou cerca de 50% nos últimos anos.
Isso significa que as pessoas estão passando mais tempo em seus celulares do que em computadores tradicionais.
Além disso, um estudo da Cuponation mostrou que muitos usuários verificam seus dispositivos móveis cerca de 63 vezes por dia, resultando em uma média de uso de 2 a 3 horas diárias.
Com isso, as empresas perceberam uma grande oportunidade no marketing móvel e começaram a investir em estratégias voltadas para esses dispositivos. O marketing de conteúdo nas redes sociais é um excelente exemplo de mobile marketing.
Vale lembrar que as redes sociais são predominantemente acessadas por smartphones. A Cuponation também apontou que os internautas gastam em média 3 horas por dia nas redes sociais.
3. Chatbot
Uma tendência que definitivamente veio para ficar e já se tornou uma prioridade para muitas empresas é o uso de chatbots.
Um chatbot é uma ferramenta que envia mensagens programadas de forma automática e instantânea, com a finalidade de esclarecer dúvidas dos clientes, coletar informações, elogios, feedbacks, reclamações e direcionar os visitantes para outros canais de comunicação.
Por exemplo, se sua indústria trabalha com SPDA para raios, o chatbot pode facilitar a comunicação, enviando mensagens instantâneas aos seus clientes e resolvendo diversas questões, entre outras vantagens.
Os chatbots costumam ser integrados a websites e redes sociais, onde ficam visíveis para atender tanto problemas simples quanto questões mais complexas dos visitantes.
4. Tecnologia de Inteligência Artificial (IA)
Muitas pessoas acreditam que a inteligência artificial (IA) é apenas um conceito tecnológico que transforma máquinas em robôs inteligentes.
No setor industrial, a IA é frequentemente associada às linhas de produção e ao departamento operacional.
No entanto, a inteligência artificial vai muito além disso e é uma das principais tendências de marketing para a indústria que você deve conhecer. Um exemplo disso é o chatbot, que utiliza a inteligência artificial.
Além disso, outras ferramentas que fazem uso da IA incluem sistemas de reconhecimento de voz, como o Google Smart Home e o Amazon Alexa.
As previsões indicam que os investimentos em inteligência artificial continuarão a crescer no futuro, pois essa tecnologia possui um grande potencial para melhorar ainda mais a experiência dos usuários.

DifViral difviral@gmail.com
No DifViral você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.