Pular para o conteúdo

Sem alarde: Discretamente, China isenta tarifas de certos tipos de chips feitos nos EUA

Tabela de Conteúdos

A China isentou tarifas sobre determinados semicondutores fabricados pela indústria dos Estados Unidos como uma medida para proteger suas empresas de tecnologia.

Sem alardes, a China decidiu isentar tarifas sobre alguns semicondutores produzidos nos Estados Unidos. Essa é uma tentativa discreta de proteger as principais empresas de tecnologia chinesas em meio ao intenso confronto comercial com o presidente Donald Trump.

De acordo com um relatório do site chinês Caijing, as tarifas sobre pelo menos oito categorias de microchips fabricados nos EUA foram reduzidas a zero, em contraste com a taxa de 125% aplicada a outros produtos americanos. O artigo foi posteriormente removido.

No entanto, dois importadores confirmaram ao The Washington Post que certos semicondutores realmente estão isentos de tarifas.

Uma empresa localizada em Shenzhen divulgou as isenções no aplicativo WeChat e compartilhou capturas de tela mostrando taxas de tarifa de 0% extraídas de um banco de dados aduaneiro.

Desafio comercial

Pequim adotou uma postura desafiadora em resposta à abordagem mais conciliatória de Trump nesta semana.

As duas partes têm enfrentado dificuldades até mesmo para concordar se as negociações estão em andamento, muito menos sobre as medidas necessárias para reduzir as tarifas elevadas, que são praticamente equivalentes a um embargo comercial.

A China está tentando isentar produtos considerados “insubstituíveis”, em vez de oferecer isenções de forma ampla, afirmou um executivo americano na China que pediu para não ser identificado. Segundo ele, algumas empresas do setor de saúde nos Estados Unidos conseguiram importar produtos para a China sem estarem sujeitas às novas tarifas.

Risco

“Existem empresas que afirmaram que, se uma guerra tarifária prolongada persistir, seu modelo de negócios não será viável na China, e podemos vê-las se retirando”, declarou Michael Hart, presidente da Câmara Americana de Comércio na China, durante um evento em Pequim ontem.

A China depende de companhias estrangeiras para a obtenção de chips de computador avançados, e muitos profissionais da indústria de tecnologia do país esperavam que os semicondutores ficassem isentos das tarifas.

Muitos chips avançados são desenvolvidos por empresas americanas como Nvidia, Qualcomm e AMD, mas sua fabricação ocorre em Taiwan. As diretrizes afirmam que, para efeito de tarifas, a China não classificará esses chips como provenientes dos Estados Unidos.

Ao ser questionado sobre as isenções, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que não tinha conhecimento do assunto. A Administração Geral das Alfândegas não respondeu de imediato a um pedido de comentário.


DifViral difviral@gmail.com

No DifViral você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *