Já pensou em não precisar mais se preocupar com a organização de arquivos, download de leads, criação de campanhas, filtragem de contatos, envio de e-mails repetitivos e ter informações sobre o orçamento das campanhas em um painel?
Ao automatizar processos, você reduz a carga de trabalho, ganha agilidade e consegue responder muito mais rapidamente aos seus clientes em momentos decisivos.
Outra grande vantagem da automação é a confiabilidade dos dados, pois elimina tarefas manuais e repetitivas que podem resultar em erros. Atualmente, automatizar tarefas é algo bastante simples e acessível a qualquer pessoa.
Tecnologias sem código
Essa tecnologia NO CODE foi desenvolvida para simplificar essas “programações complexas”, permitindo que tarefas que poderiam levar horas ou dias sejam concluídas em menos de 5 minutos. Uma das principais vantagens dessa abordagem é facilitar as integrações, sem que a pessoa precise ter conhecimentos de programação.
O termo integração pode parecer complicado na área de TI, mas na verdade significa apenas preparar os sistemas para transferir informações de maneira confiável e contínua.
A integração é uma ferramenta valiosa que qualquer profissional de tecnologia da informação deve usar para otimizar seu trabalho. Por exemplo, você pode receber automaticamente as informações dos leads gerados no Facebook diretamente no seu CRM.
Plataformas grandes como Google e Facebook têm interesse em fazer com que você passe a maior parte do seu tempo usando suas ferramentas, por isso criam formas de realizar tarefas utilizando apenas seus serviços.
No caso do Facebook, quando você gera um lead usando o Facebook Leads, é necessário entrar na plataforma e seguir todo o processo até chegar à campanha desejada. Depois, você precisa baixar a lista de leads e salvá-la no seu computador. Em seguida, é preciso fazer o upload na sua plataforma de CRM ou automação de marketing preferida. Somente após todo esse processo é que você consegue entrar em contato com seu lead.
Esse procedimento consome tempo e pode esfriar leads quentes, colocando em risco todo o seu funil de vendas. Além disso, ao delegar essa tarefa a uma pessoa diariamente, há o risco de erros que podem resultar em duplicidades e comunicações inadequadas. Portanto, automatizar esse processo traz apenas benefícios.
Como tornar automática a captação de leads no Facebook
Uma automação comum é integrar leads do Facebook ao CRM, enviando-os automaticamente e permitindo interações automatizadas e campanhas lookalike ao qualificar um lead.
Ao utilizar uma plataforma de integração, você consegue organizar os leads de maneira bem completa, personalizando o atendimento para cada tipo de perfil.
Por exemplo, você pode enviar automaticamente uma mensagem pelo Telegram para o seu gerente comercial sempre que um lead altamente qualificado preencher o formulário. Isso permite que ele entre em contato com o cliente interessado poucos minutos após a manifestação de interesse pelo produto.
Para outros perfis de leads, é possível enviar uma mensagem para um canal específico no Slack, permitindo que sua equipe comercial ofereça um atendimento mais personalizado.
Além disso, você pode atualizar as informações do lead no seu CRM ou até em uma planilha do Google Sheets, mantendo tudo organizado. E ainda pode receber quase que instantaneamente um e-mail sempre que alguém interessado preencher o cadastro, garantindo que você tenha controle total sobre todo o processo.
Uma campanha Lookalike pode ser gerada de forma automática
Uma excelente ideia é automatizar o processo de criação de campanhas lookalike. Essas campanhas são desenvolvidas no Facebook com base em leads altamente qualificados, com o objetivo de formar sua audiência.
A lógica por trás disso é que, se uma pessoa com um perfil específico compra ou demonstra interesse pelo seu produto, é provável que outras pessoas com preferências e características demográficas semelhantes também se sintam atraídas por ele.
Assim, com a integração adequada, sempre que você qualificar um lead, pode gerar automaticamente uma campanha lookalike. Isso cria um ciclo em que você filtra apenas os leads com alta probabilidade de conversão e direciona campanhas para pessoas semelhantes a eles.
Certamente, esse processo permitirá que suas campanhas sejam cada vez mais direcionadas ao seu público-alvo.
Principais automações que podem ser úteis para você
É possível integrar a recepção automática dos custos e resultados das campanhas do Facebook e Google Ads em uma única planilha, facilitando relatórios e planejamento.
Além disso, ao integrar as planilhas, é possível criar gráficos diretamente em plataformas de BI (Business Intelligence). Assim, aquela apresentação semanal com os resultados já fica disponível online, com dados sempre atualizados.
As opções de automação são vastas. Um exemplo é o Trello: sempre que alguém mover um card, pode-se gerar automaticamente um contato na sua ferramenta de automação de marketing ou CRM. Dessa forma, em vez de realizar o processo duas vezes e correr o risco de cometer erros, as informações já ficam atualizadas no seu CRM, permitindo que sua equipe tome ações imediatamente com esses leads.
A automação via webhooks é a mais versátil de todas. Com ela, você pode integrar praticamente qualquer plataforma; basta criar um webhook para cada aplicação que deseja automatizar e adicioná-las ao integrador.
No caso de programas de chat e chatbots, a integração pode transferir e atualizar os dados da conversa e do lead diretamente para seu CRM assim que a interação com o cliente terminar.
Como aproveitar o tempo economizado com as integrações?
Ao adotar uma plataforma de integração, você pode dedicar seu tempo ao que realmente importa, tanto na sua vida profissional quanto na pessoal. Não seria ótimo ter mais tempo para desenvolver estratégias para atrair clientes, planejar os próximos passos da sua carreira ou até mesmo passear com seus filhos?.

DifViral difviral@gmail.com
No DifViral você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.