A crescente guerra tarifária global pode trazer dificuldades para o setor emergente de data centers e resultar em um crescimento mais lento para a área de inteligência artificial, afirmou Laura Cozzi, diretora de tecnologia da Agência Internacional de Energia (AIE), em entrevista à Reuters.
De acordo com um relatório da AIE divulgado nesta quinta-feira (10), os Estados Unidos, a China e a União Europeia devem responder por 80% do aumento projetado na demanda por data centers até 2030, sendo que essa demanda será amplamente impulsionada pelo uso de Inteligência Artificial.
Cozzi destacou que “o cenário desafiador inclui diversos fatores que estamos observando – um crescimento econômico mais modesto, o aumento de tarifas em vários países, então, sim, o ambiente tarifário atual resulta em um contexto onde a IA pode ter um crescimento mais lento do que o previsto em nosso cenário base”.
Além disso, o consumo global de eletricidade dos data centers deve alcançar aproximadamente 945 terawatts-hora (TWh) até 2030 no cenário base da AIE. No entanto, sob um “cenário de dificuldades”, esse número poderia cair para 670 TWh, conforme os dados apresentados pela agência.
Nos Estados Unidos, projeta-se que os data centers respondam por quase metade do aumento na demanda por eletricidade até 2030, com o país se destacando no desenvolvimento global desse setor, conforme dados da AIE.
As empresas de energia dos EUA têm recebido um volume significativo de solicitações para nova capacidade, que superam tanto a demanda de pico quanto a capacidade de geração disponível. Isso levanta preocupações de que as empresas de tecnologia estejam se dirigindo a múltiplos fornecedores de energia, o que pode inflacionar as expectativas de demanda.
Além disso, a sobrecarga nas redes elétricas pode resultar em atrasos, colocando cerca de 20% dos projetos planejados de data centers em risco. A crescente necessidade por linhas de transmissão e equipamentos essenciais para a rede e geração reflete essa situação, segundo o relatório da AIE.
Aproximadamente 50% dos data centers em construção nos Estados Unidos estão localizados em grandes clusters já existentes, o que pode elevar os riscos de congestionamentos nas áreas locais.

DifViral difviral@gmail.com
No DifViral você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.