A Alianza Trust Renda Imobiliária (ALZR11) realizará um desdobramento de cotas na proporção de 1 para 10. Além disso, o leilão de sobras do Rio Bravo Renda Educacional (RBVA11) acontecerá nesta quarta-feira (30).
Os fundos imobiliários Alianza Trust Renda Imobiliária (ALZR11) e Rio Bravo Renda Educacional (RBVA11) anunciaram, na última terça-feira (29), eventos relacionados à negociação de suas cotas na bolsa.
Nesta quarta-feira (30), o RBVA11 realizará um leilão de sobras de suas cotas, após ter distribuído cotas aos investidores em decorrência de uma operação de aquisição de ativos.
Recentemente, o RBVA11 adquiriu sete imóveis do FII RBED11, que foi liquidado após a incorporação e deixou de ser negociado na bolsa.
Os cotistas do RBED11 receberam cotas do RBVA11 como forma de pagamento, mas alguns acabaram ficando com frações de cotas, em vez de lotes completos, o que não é permitido.
Dessa forma, essas cotas foram agrupadas e serão leiloadas hoje na bolsa, cinco minutos antes do fechamento do pregão do mercado à vista.
“Se não houver aceitação total das ofertas, registraremos as propostas de venda por meio de leilão nos cinco pregões subsequentes”, diz um comunicado ao mercado enviado pelo RBVA11 à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O valor total obtido com a venda das cotas fracionadas será distribuído no dia 20 de maio deste ano aos cotistas do fundo, de forma proporcional às frações que possuíam e que foram leiloadas.
Esse é um procedimento comum em situações onde há ajustes nas posições de cotistas e acionistas com ativos negociados na bolsa.
Normalmente, antes de operações de compra e venda de ativos, empresas e fundos solicitam aos seus investidores que adquiram ou vendam mais ações/cotas para que suas posições correspondam a lotes inteiros. No entanto, nem todos atendem a esse pedido.
Quando isso acontece, as posições fracionárias são leiloadas, e os investidores que possuem frações recebem sua parte em dinheiro após o leilão.
- Veja também: Setor público tem superávit em março e dívida pública bruta cai a 75,9% do PIB, mostra BC
Desdobramento de cotas do FII ALZR11
O fundo ALZR11 anunciou ontem a aprovação do desdobramento de suas cotas na proporção de 1 para 10. Esse procedimento, que não altera o valor patrimonial do fundo, será efetuado na próxima segunda-feira, 5 de maio.
Cada cota atualmente detida pelos cotistas será dividida em dez, mantendo as mesmas posições, mas reduzindo o preço unitário para um décimo do valor anterior.
De acordo com um fato relevante enviado pelo ALZR11 à CVM, as cotas desdobradas começarão a ser negociadas a partir da abertura do mercado no dia 6 de maio, próxima terça-feira. As novas cotas resultantes do desdobramento serão creditadas aos respectivos cotistas até o dia 8 de maio.
Atualmente, o ALZR11 possui 12.226.625 cotas e, após o desdobramento, passará a contar com 122.266.250 cotas.
Desdobramentos são práticas comuns entre fundos e empresas que têm cotas ou ações negociadas em bolsa, geralmente realizadas para reduzir o preço unitário dos ativos e torná-los mais acessíveis aos investidores.

DifViral difviral@gmail.com
No DifViral você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.