Aposentados, pensionistas e seus familiares precisam estar atentos às mensagens sobre descontos indevidos que serão enviadas pelo aplicativo Meu INSS.
Atenção, aposentados, pensionistas e seus familiares! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar notificações aos beneficiários que sofreram descontos indevidos em seus benefícios por meio de associações.
Se você ou alguém da sua família recebe um benefício do INSS, é fundamental prestar atenção e saber como proceder.
Muitos beneficiários podem encontrar dificuldades para acessar o aplicativo ou compreender as notificações. Por isso, é importante que familiares e pessoas próximas ajudem a verificar se há descontos não autorizados e ofereçam orientação sobre como solicitar o ressarcimento.
Além de prevenir perdas financeiras, essa é uma maneira de resguardar aqueles que já contribuíram significativamente para o desenvolvimento do país.
Quem vai receber a notificação do INSS
A partir desta terça-feira (13), aproximadamente 9 milhões de aposentados e pensionistas receberão uma mensagem no aplicativo Meu INSS, alertando sobre descontos feitos por entidades relacionados a mensalidades de associações.
A notificação incluirá os valores descontados e o nome da entidade responsável por esses descontos.
Os aposentados e pensionistas que foram afetados por descontos indevidos de mensalidades associativas receberão a devolução dos valores perdidos entre março de 2020 e março de 2025.
Como saber se você ou um familiar foi vítima de algum desconto não autorizado
Siga o passo a passo abaixo para aprender como acessar a notificação no aplicativo Meu INSS e verificar se houve algum desconto irregular.
Passo 1: Faça o download ou atualize o aplicativo Meu INSS no seu celular, ou acesse pelo computador através do link gov.br/meuinss.
Passo 2: A partir de hoje (13), verifique a caixa de notificações do aplicativo.
Passo 3: Se surgir alguma mensagem sobre descontos de mensalidades associativas, confira se você ou seu familiar reconhecem e autorizam esses débitos.
Identifiquei um desconto não autorizado, e agora? Como pedir o ressarcimento?
Caso você identifique algum desconto não autorizado, comunique que não reconhece o débito e solicite o ressarcimento diretamente pelo aplicativo Meu INSS a partir de quarta-feira (14).
Não é necessário apresentar documentos.
O INSS se encarregará de contatar a associação responsável pelo desconto irregular, que terá um prazo de 15 dias úteis para devolver o valor ao beneficiário.
Se a associação notificada não realizar o pagamento do valor descontado de forma indevida dentro desse prazo, ela poderá ser processada judicialmente.
Muito cuidado com golpes!
O INSS destaca que as notificações serão enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
Não haverá ligações, SMS ou mensagens via WhatsApp relacionadas a esse tema.
Se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a Central 135, que está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

DifViral difviral@gmail.com
No DifViral você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.