Na última quinta-feira (10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou sua primeira legislação voltada para o setor de criptomoedas. Essa nova norma elimina oficialmente uma regra do IRS (Internal Revenue Service) que exigia que plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) coletassem e divulgassem informações.
Além de ser a primeira lei sobre criptomoedas assinada por Trump, essa é a primeira do gênero na história dos presidentes americanos.
A nova resolução revoga a chamada regra de DeFi do IRS, que exigia a divulgação de dados de forma semelhante às plataformas de corretagem. Essa norma havia sido proposta pelo governo de Joe Biden em 2023.
Importante ressaltar que a revogação da regra recebeu apoio bipartidário no mês passado, tanto na Câmara quanto no Senado. No entanto, causou surpresa entre os analistas políticos o fato de que o partido Democrata, liderado pelo ex-presidente Biden, votou contra a medida.
O que são finanças descentralizadas (DeFi)
Os protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) operam por meio de códigos automatizados que ajudam na negociação de ativos em um ambiente virtual, utilizando a tecnologia blockchain.
Esses sistemas são baseados em contratos inteligentes, que automatizam diversas operações financeiras, como empréstimos, transações e pagamentos em plataformas descentralizadas (DEX).
Dessa forma, as plataformas DeFi permitem a troca direta de criptomoedas entre os usuários, utilizando tokens e stablecoins para facilitar as transações e minimizar a volatilidade dos preços.

DifViral difviral@gmail.com
No DifViral você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.